Pós-Graduação
Transforma a relação entre família e escola com estratégias que inspiram empatia, criatividade e colaboração!
Data de Início
Duração
Mínimo
Regime
Esta pós-graduação valoriza a colaboração entre famílias e escolas como fator essencial para o sucesso educativo e o bem-estar das crianças. A formação propõe uma reflexão sobre a importância dos valores partilhados, da comunicação eficaz e da gestão de desafios comuns, como comportamentos, rotinas e conflitos. Com uma abordagem prática e multidisciplinar, capacita pais, educadores e professores para construírem relações mais próximas, consistentes e cooperativas, promovendo ambientes educativos equilibrados e positivos.
Destinatários: Pais, Diretores, Educadores e Professores do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Podes consultar o cronograma atualizado e o programa completo, com toda a informação necessária para acompanhar as sessões, conhecer os formadores e explorar os conteúdos de cada módulo.
Quartas (17h-20h), Quinta e Sexta (17h-21h)
16 Sessões • Setembro 2025 - Dezembro 2025
13 Módulos • 50 Horas de Formação
Relação Escola-Família, Gestão Emocional, Comunicação, Valores e muito mais.
Como serás avaliado em cada módulo
Envolvimento e contributos nas atividades (20%)
Reflexões e estudos de caso (30%)
Projeto que sintetize as aprendizagens e proponha soluções inovadoras (50%)
Os formandos têm de assistir a 2/3 das Sessões
Alarcão, I. (2020). A supervisão no campo educativo. UA Editora. http://dx.doi.org/10.34624/11c4-1960
Cordovil, R. (2024). Movimento e brincadeira nos primeiros anos de vida. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Cordovil, R., & Barreiros, J. (Eds.). (2014). Desenvolvimento motor na infância. Edições FMH.
Gervilla, A. C. (1997). Estratégias didáticas para educar em valores.
Postmodernidad y Educacion. Dykinson, S. L.
Levine, J. (2013). Que pai ou mãe quero ser? Como os pais podem usar o eneagrama para melhorar a relação com os seus filhos. Sopa de Letras.
Reis, M. P. I. F. C. P. (2008) A relação entre pais e professores: uma construção de proximidade para uma escola de sucesso. (Tese de Doutoramento pela Universidade de Educação de Málaga).
Reis, P. C. P. & Silveira-Botelho, T. (2016). O que as famílias (não) sabem sobre a educação de infância, contribuições para uma melhor prática educativa. Revista Científica Educação para o desenvolvimento.
Whitebread, D., Basilio, M., Kuvalja, M., & Verma, M. (2021). The importance of play in children’s development and learning: A review of the literature. International Journal of Play, 10(1), 7-24.
Informações práticas para efetuares a tua inscrição de forma simples.
Inscrição e matrícula
79,00€
Custo total da formação 1
316,00€
Certificado
79,00€
1 Pago em 4 prestações de 79,00€
A Pós-Graduação funcionará com o mínimo de 10 participantes e o máximo de 20 participantes
As inscrições são realizadas mediante o envio do formulário devidamente preenchido.
Envia o formulário preenchido para: ese@escolasjoaodeus.pt
Este website encontra-se em desenvolvimento, pelo que muitos conteúdos não estão ainda disponíveis e outros não estão na sua versão final, apesar de todas as ligações já estarem visíveis. Pedimos desculpa por qualquer incómodo que esta situação possa causar. Caso tenha alguma questão, por favor, contacte a secretaria da escola.