Pós-Graduação

Unir Laços, Multiplicar Saberes: A Família e a Escola em Ação!

Transforma a relação entre família e escola com estratégias que inspiram empatia, criatividade e colaboração!

Data de Início

3 de Setembro, 2025

Duração

50 horas

Mínimo

10 alunos

Regime

Híbrido

Família e Escola: Uma Parceria para o Sucesso Educativo

Esta pós-graduação valoriza a colaboração entre famílias e escolas como fator essencial para o sucesso educativo e o bem-estar das crianças. A formação propõe uma reflexão sobre a importância dos valores partilhados, da comunicação eficaz e da gestão de desafios comuns, como comportamentos, rotinas e conflitos. Com uma abordagem prática e multidisciplinar, capacita pais, educadores e professores para construírem relações mais próximas, consistentes e cooperativas, promovendo ambientes educativos equilibrados e positivos.

Formadores

Paula Colares Pereira (Docente da ESE João de Deus)

Objetivos da Pós-Graduação

Promover a articulação entre famílias e escolas, reforçando a parceria educativa
Capacitar os participantes com estratégias para lidar com os desafios do quotidiano escolar e familiar
Estimular o desenvolvimento de competências socio emocionais que fomentem atitudes positivas em contextos educativos, promovendo criatividade e atitudes positivas
Identificar estratégias para gerir conflitos, birras e outros comportamentos desafiantes
Reconhecer a relevância das responsabilidades partilhadas entre famílias e escolas no cumprimento das exigências curriculares
Identificar a importância do brincar e do exercício físico na promoção do bem-estar

Destinatários: Pais, Diretores, Educadores e Professores do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Materiais de apoio à formação

Podes consultar o cronograma atualizado e o programa completo, com toda a informação necessária para acompanhar as sessões, conhecer os formadores e explorar os conteúdos de cada módulo.

Cronograma

Quartas (17h-20h), Quinta e Sexta (17h-21h)

16 Sessões • Setembro 2025 - Dezembro 2025

Plano Curricular

13 Módulos • 50 Horas de Formação

Relação Escola-Família, Gestão Emocional, Comunicação, Valores e muito mais.

Metodologias de ensino-aprendizagem

Expositiva e Interativa: Aulas com exposição teórica, seguidas de discussões e reflexões em grupo
Estudos de Caso: Análise de situações práticas e propostas de soluções
Metodologias centradas nos formandos com simulações, role-play e dinâmicas de grupo
Atividades baseadas em planos aplicáveis às realidades dos participantes
Utilização de ferramentas digitais educativas e tecnológicas

Avaliação

Como serás avaliado em cada módulo

Participação nas Sessões

Envolvimento e contributos nas atividades (20%)

Trabalhos Individuais / Grupo

Reflexões e estudos de caso (30%)

Plano de Intervenção Final

Projeto que sintetize as aprendizagens e proponha soluções inovadoras (50%)

Assiduidade

Os formandos têm de assistir a 2/3 das Sessões

Alarcão, I. (2020). A supervisão no campo educativo. UA Editora. http://dx.doi.org/10.34624/11c4-1960

Cordovil, R. (2024). Movimento e brincadeira nos primeiros anos de vida. Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Cordovil, R., & Barreiros, J. (Eds.). (2014). Desenvolvimento motor na infância.  Edições FMH.

Gervilla, A. C. (1997). Estratégias didáticas para educar em valores.

Postmodernidad y Educacion. Dykinson, S. L.

Levine, J. (2013). Que pai ou mãe quero ser? Como os pais podem usar o eneagrama para melhorar a relação com os seus filhos. Sopa de Letras.

Reis, M. P. I. F. C. P. (2008) A relação entre pais e professores: uma construção de proximidade para uma escola de sucesso. (Tese de Doutoramento pela Universidade de Educação de Málaga).

Reis, P. C. P. & Silveira-Botelho, T. (2016). O que as famílias (não) sabem sobre a educação de infância, contribuições para uma melhor prática educativa. Revista Científica Educação para o desenvolvimento.

Whitebread, D., Basilio, M., Kuvalja, M., & Verma, M. (2021). The importance of play in children’s development and learning: A review of the literature. International Journal of Play, 10(1), 7-24.

Condições de Inscrição

Informações práticas para efetuares a tua inscrição de forma simples.

Custos da formação

Inscrição e matrícula

79,00€

Custo total da formação 1

316,00€

Certificado

79,00€

1 Pago em 4 prestações de 79,00€

Documentação necessária

Número de Participantes

A Pós-Graduação funcionará com o mínimo de 10 participantes e o máximo de 20 participantes

Dá o próximo passo na tua formação.

As inscrições são realizadas mediante o envio do formulário devidamente preenchido.

Envia o formulário preenchido para: ese@escolasjoaodeus.pt