Provedor do Estudante
Defesa dos Direitos e Interesses dos Estudantes
O Provedor do Estudante atua com autonomia e imparcialidade para apoiar e orientar os estudantes, mediando conflitos, analisando reclamações e promovendo soluções que garantam justiça e equidade no ambiente académico.
O regime jurídico das instituições de ensino superior, aprovado pela Lei nº 62/2007, de 10 de setembro, estabelece no artigo 25.º que «em cada instituição de ensino superior existe, nos termos fixados pelos seus estatutos, um provedor do estudante, cuja ação se desenvolve em articulação com as associações de estudantes e com os órgãos e serviços da instituição, designadamente com os conselhos pedagógicos, bem como com as suas unidades orgânicas».
Competências do Provedor do Estudante
O Provedor do Estudante tem como principal missão defender e promover os direitos e interesses dos estudantes, atuando com total autonomia, independência e imparcialidade.
- Analisar queixas e reclamações apresentadas pelos estudantes e atuar como mediador
- Sugerir soluções para problemas identificados
- Elaborar relatórios para prevenir ou corrigir situações injustas
- Promover um ambiente de comunicação eficaz entre estudantes e órgãos da ESEJD
- Valorizar o contacto pessoal e esclarecer dúvidas dos estudantes
- Investigar e mediar conflitos entre estudantes e a direção da ESEJD
- Elaborar um relatório anual de atividades, garantindo a confidencialidade das informações sensíveis
- Atuar após a terem sido esgotadas todas as vias processuais adequadas
Contactos

Provedora do Estudante
Professora Doutora Diana Mendes de Boaventura
Sobre a Provedora do Estudante
Diana Mendes de Boaventura é licenciada em Biologia – Recursos Faunísticos e Ambiente, Mestre em Ecologia, Gestão e Modelação dos Recursos Marinhos e Doutora em Ciências do Mar – Ecologia Marinha. Possui também uma Pós-graduação em Educação com especialização em Didática das Ciências.
Experiência Profissional
- Docente na Escola Superior de Educação João de Deus desde 2002, nas Licenciaturas em Educação de Infância, Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Educação Básica e nos Mestrados de Formação de Docentes e Cursos Técnicos Superiores Profissionais
- A experiência profissional e pedagógica anterior incluiu a docência na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1996-1997), a Faculdade de Ciências do Mar e Ambiente da Universidade do Algarve (2002-2003), o Instituto Piaget (2000-2003).
- Foi também bolseira de investigação tendo recebido uma bolsa de Mestrado da JNICT (1995), de Doutoramento da FCT (1996 -2000) e de Pós-doutoramento da FCT (2003)
Cargos desempenhados atualmente
- Coordenadora do Curso Técnico Superior Profissional em Promoção de Atividades Educativas, Sociais e Culturais
- Provedora do Estudante na ESE João de Deus
- Membro dos Conselhos Técnico-Científico, Pedagógico e Consultivo da Direção da ESEJD
- Integra o grupo de trabalho da ESE João de Deus para a Avaliação e Certificação de Manuais Escolares (entidade acreditada pelo Ministério da Educação)
- Formadora Certificada pelo Conselho Pedagógico da Formação Contínua de Professores (CCPFC/RFO-19684/05), desde 2005
- Supervisora de Estágios Profissionais no curso de Mestrado do 2.° Ciclo de Estudos - Formação de Docentes, na ESE João de Deus
- Membro do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente/ARNET – Aquatic Research Network (LA) e colaboradora da UIDEF - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação (IE-ULisboa)
Publicações e Investigação
- As suas atividades de investigação científica incluem as áreas da Ecologia Marinha e das Ciências da Educação, Didática das Ciências e Literacia dos Oceanos
- Tem mais de 120 publicações científicas, das quais, mais de 40 são artigos em revistas internacionais com arbitragem científica, com mais de 727 citações em 546 documentos. Publicou 2 livros. Participou como investigadora responsável em diversos projetos de investigação e desenvolvimento. Nas suas atividades profissionais interagiu com mais de 72 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos
- Responsável pela orientação ou coorientação de estágios profissionalizantes, teses de mestrado e teses de doutoramento
- Participação como árbitro em diversas revistas científicas internacionais
- Membro de júris académicos de teses de doutoramento e de mestrado