Pós-Graduação

História e Geografia de Portugal no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico: Recursos e Desafios Educativos

Envolve teus alunos com métodos ativos e digitais no ensino de História e Geografia de Portugal

Data de Início

9 de Janeiro, 2026

Duração

50 horas

Mínimo

7 alunos

Regime

Híbrido

Compreender o Passado para Educar o Futuro

Esta pós-graduação aprofunda o conhecimento da História e da Geografia de Portugal, valorizando a compreensão crítica dos processos históricos, sociais e territoriais que moldaram o país. Destina-se a educadores e professores que procuram reforçar a sua formação científica e didática nestas áreas, integrando conteúdos, métodos e recursos inovadores para o ensino. A formação promove uma visão contextualizada e interdisciplinar, essencial para despertar nos alunos o interesse pela identidade, memória e património cultural português.

Formadores

Teresa da Silveira Botelho Miguel Angel Silva Duarte Freitas

Objetivos da Pós-Graduação

Explorar os principais conceitos de História e Geografia de Portugal para o 1.º e 2.º ciclos, de acordo com as Aprendizagens Essenciais
Desenvolver recursos didáticos inovadores que facilitam a compreensão dos conteúdos pelos alunos
Identificar os principais desafios educativos na lecionação de História e Geografia, com foco na adaptação de metodologias para diferentes contextos escolares
Capacitar os professores para o uso de metodologias ativas e ferramentas digitais no ensino destes temas
Fomentar a aplicação crítica de conhecimentos históricos e geográficos na prática educativa diária
Promover a capacidade de análise crítica sobre o impacto da cidade na construção da identidade nacional e na sua projeção internacional
Mobilizar diferentes espaços geográficos como territórios de aprendizagem em Geografia
Pensar o território de uma forma integrada relacionando o quadro geográfico natural com o quadro social
Refletir sobre os desafios da educação geográfica no quadro das alterações climáticas

Destinatários: Professores do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Materiais de apoio à formação

Podes consultar o cronograma atualizado e o programa completo, com toda a informação necessária para acompanhar as sessões, conhecer os formadores e explorar os conteúdos de cada módulo.

Cronograma

Quartas (17h00-20h00) e Sextas (18h00-20h00)

20 Sessões • Janeiro 2026 - Março 2026

Plano Curricular

9 Módulos • 50 Horas de Formação

Introdução, Recursos Didáticos (História e Geografia), Espaço e Tempo e muito mais

Metodologias de ensino-aprendizagem

Aulas expositivas e participativas: Apresentação de conceitos e partilha de boas práticas pedagógicas
Workshops práticos: Criação de recursos didáticos e ferramentas aplicáveis nas aulas
Debates e grupos de discussão: Reflexão crítica sobre a prática educativa e os desafios do ensino de História e Geografia
Estudos de caso e resolução de problemas: Simulações e exercícios baseados em temas reais
Utilização de plataformas digitais e ferramentas interativas: Ferramentas como Google Earth, mapas interativos, e jogos didáticos online
Visitas virtuais ou presenciais a espaços históricos de Lisboa: museus, monumentos, e sítios de relevância histórica, incentivando a análise prática. Trabalho colaborativo: criação de recursos pedagógicos aplicáveis ao 1.º e 2.º ciclos

Avaliação

Como serás avaliado em cada módulo

Trabalho individual

Criação de um recurso didático (plano de aula, jogo, etc.) para ser utilizado nas aulas de História ou Geografia (30%)

Trabalho em grupo

Desenvolvimento de um projeto interdisciplinar envolvendo História e Geografia (30%)

Participação nas sessões

Avaliação contínua com base na participação e envolvimento nas atividades (20%)

Relatório final

Reflexão escrita sobre os desafios e aprendizagens do curso, e aplicação prática dos conteúdos no contexto escolar (20%)

Assiduidade

Os formandos têm de assistir a 2/3 das sessões presencialmente

Arquivo Municipal de Lisboa, https://arquivomunicipal.lisboa.pt/sobre-nos/historia

Daveau, S. (1995). Portugal geográfico. Editora João Sá da Costa.

Disney, A. R. (2019). A História de Portugal e do império português. Universidade de Oxford.  Clube do Autor S.A.

Fiolhais, C., Franco, J. E., Paiva, J. P. (Dir.), (2020). História global de Portugal.  Temas & Debates.

França, J. A. (2008). Lisboa história física e moral. 2.ª Edição. Livros Horizonte.

Freire, M. T. & Antunes, M. H. (1993). Lisboa e a sua região: História e Geografia. Instituto de Estudos Geográficos.

Mattoso, J. (org.) (1993). História de Portugal. Editorial Estampa.

Monteiro, N. G., Sousa, B. V. & Ramos, R. (2010). História de Portugal. Esfera dos Livros.

Pereira, J. F. (1994). Monumentos e edifícios notáveis de Lisboa. Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

Proença, M. C. (2015). Uma História concisa de Portugal. Temas & Debates.

Ribeiro, O. (1998). Portugal, o mediterrâneo e o atlântico. (7ª Edição). Livraria Sá da Costa Editora.

Varela, J. & Ribeiro, F. (2010). Metodologias ativas para o ensino básico. ASA.

Condições de Inscrição

Informações práticas para efetuares a tua inscrição de forma simples.

Custos da formação

Inscrição e matrícula

79,00€

Custo total da formação 1

348,00€

Certificado

79,00€

1 Pago em 4 prestações de 87,00€

Documentação necessária

Número de Participantes

A Pós-Graduação funcionará com o mínimo de 7 participantes e o máximo de 20 participantes

Dá o próximo passo na tua formação.

As inscrições são realizadas mediante o envio do formulário devidamente preenchido.

Envia o formulário preenchido para: ese@escolasjoaodeus.pt