Pós-Graduação
Metodologias de investigação que trazem impacto real no ensino
Data de Início
Duração
Mínimo
Regime
Esta pós-graduação aprofunda o estudo e a aplicação de metodologias pedagógicas ativas e diferenciadas, centradas na aprendizagem significativa e na participação dos alunos. Dirigida a educadores e professores, promove o desenvolvimento de práticas inovadoras que integram tecnologia, criatividade e reflexão crítica, adaptadas às exigências da escola contemporânea. A formação articula teoria e prática, capacitando os docentes para planear, implementar e avaliar estratégias que potenciem o sucesso educativo e a motivação dos alunos.
Destinatários: Alunos de doutoramento, alunos de mestrado; investigadores da área da educação
Podes consultar o cronograma atualizado e o programa completo, com toda a informação necessária para acompanhar as sessões, conhecer os formadores e explorar os conteúdos de cada módulo.
Terças (16h-20h ou 15h-20h)
34 Sessões • Outubro 2026 - Julho 2027
4 Módulos • 200 Horas de Formação
Fundamentos, Desenho do Projeto, Recolha e Análise de Dados e muito mais
Como serás avaliado em cada módulo
A média da pós-graduação é a média ponderada da classificação de cada módulo.
Participação, leitura, análise e apresentação de textos a partir das referências bibliográficas fornecidas em cada módulo (40%). Trabalho individual e apresentação (60%)
Afonso, N. (2014). Investigação naturalista em educação: Um guia prático e crítico. Fundação Manuel Leão.
Almeida, L. S., & Freire, T. (2000). Metodologia da investigação em psicologia e educação. Psiquilibrios edições.
Amado, J. (2014). Manual de investigação qualitativa em educação. Imprensa da Universidade de Coimbra. https://doi.org/10.14195/978-989-26-0879-2
Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora.
Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2007). Research methods in education. Routledge.
Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de investigação em ciências sociais e humanas: Teoria e prática. Almedina.
Creswell, J. W. (2012). Educational Research. Planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. Pearson.
Creswell, W. J., & Plano Clark, L. V. (2007). Designing and conducting mixed methods research. SAGE Publications, Inc.
Marôco, J. (2021). Análise estatística com SPSS Statistic. ReportNumber.
Venables, W. N., & Smith, D. M. (2023). An Introduction to R. R Core Team.
Informações práticas para efetuares a tua inscrição de forma simples.
Inscrição e matrícula
79,00€
Custo total da formação 1
Mód.1 e 2: 175,00€/Mód.
Mód.3 e 4: 525,00€/Mód.
Certificado
79,00€
1 Caso se inscreva nos 4 módulos terá 10% de desconto no valor final
A Pós-Graduação funcionará com o mínimo de 3 participantes e o máximo de 20 participantes
As inscrições são realizadas mediante o envio do formulário devidamente preenchido.
Envia o formulário preenchido para: ese@escolasjoaodeus.pt
Este website encontra-se em desenvolvimento, pelo que muitos conteúdos não estão ainda disponíveis e outros não estão na sua versão final, apesar de todas as ligações já estarem visíveis. Pedimos desculpa por qualquer incómodo que esta situação possa causar. Caso tenha alguma questão, por favor, contacte a secretaria da escola.