Pós-Graduação

Intervenção em Creche: Saúde, Bem-Estar e Desenvolvimento

Cuida melhor e intervém com confiança nos primeiros anos de vida com práticas fundamentadas e sensíveis.

Data de Início

7 de Novembro, 2025

Duração

50 horas

Mínimo

10 alunos

Regime

Híbrido

Cuidar, Educar e Promover o Desenvolvimento na Primeira Infância

Esta pós-graduação aprofunda o conhecimento sobre o trabalho educativo em creche, centrando-se na promoção da saúde, do bem-estar e do desenvolvimento integral das crianças até aos 3 anos. Dirigida a educadores, psicólogos e outros profissionais ligados à primeira infância, combina fundamentos teóricos com práticas de intervenção que valorizam a relação, a observação e a resposta sensível às necessidades das crianças. Com um corpo docente especializado e uma abordagem interdisciplinar, esta formação oferece ferramentas essenciais para uma atuação mais informada, ética e humanizada nos contextos de creche.

Formadores

Marta CostaRita BritoRita SousaEdite Oliveira

Objetivos da Pós-Graduação

Compreender as finalidades educativas e práticas em creche e respetiva avaliação
Desenvolver competências na promoção da saúde e bem-estar das crianças nos primeiros 3 anos de vida
Desenvolver competências básicas na identificação e abordagem em creche das principais situações de risco para a criança
Desenvolver uma compreensão dos conteúdos curriculares e um espírito crítico face aos resultados de investigação

Destinatários: Educadores, pais, psicólogos, pediatras e outros profissionais ligados à primeira infância

Materiais de apoio à formação

Podes consultar o cronograma atualizado e o programa completo, com toda a informação necessária para acompanhar as sessões, conhecer os formadores e explorar os conteúdos de cada módulo.

Cronograma

Sextas (18h-22h30) e Sábados (09h-13h / 14h-17h)

8 Sessões • Novembro 2025 - Dezembro 2025

Plano Curricular

5 Módulos • 50 Horas de Formação

Educação em Creche, Saúde e Bem-Estar, Desenvolvimento Infantil e muito mais.

Metodologias de ensino-aprendizagem

Metodologias ativas centradas nos formandos
Reflexão sobre conceitos e pressupostos teóricos
Abordagem interativa com discussão e análise de temas apresentados pelos formandos

Avaliação

Como serás avaliado em cada módulo

Módulos 1 e 2

Diário reflexivo, onde cada estudante escreve reflexões sobre os temas abordados, recorrendo a autores da especialidade, conectando-os com sua experiência profissional ou observações sobre a prática em creche (100%)

Módulo 3

Apresentação de trabalho (60%)
Participação (40%)

Módulo 4

Avaliação por teste de escolha múltipla (60%)
Participação (40%)

Módulo 5

Teste escrito final (70%)
Participação oral (30%)

Marques, A. (coord.), Azevedo, A., Marques, L., Folque, M. A. & Araújo, S.B. (2004). Orientações Pedagógicas para Creche. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE).

Carvalho, C.M. & Portugal, G. (2017). Avaliação em creche. Porto Editora.

Gonzalez-Mena, J. & Eyer, D. (2014). Princípios, práticas e currículo. In J. Gonzalez-Mena & D. Eyer. O cuidado com bebés e crianças pequenas na creche: um currículo de educação e cuidados baseado em relações qualificadas (3-21). Mc Graw Hill.

Portugal, G. (2012). Finalidades e práticas educativas em creche, das relações, atividades e organização dos espaços ao currículo na creche. CNIS.

Direção-Geral da Saúde Infantil e Juvenil: Programa Nacional.2013, Lisboa.

Direção-Geral da Saúde. Programa Nacional de Vacinação 2020, Lisboa.

Direção-Geral da Saúde. Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável – alimentação saudável dos 0 aos 6, 2019, Lisboa.

Associação para a promoção da segurança infantil: vale a pena crescer em segurança.

Programa Nacional de Vacinação – DGS

Programa Nacional de Vigilância de Saúde Infantil e Juvenil – DGS

Manual de Suporte Básico de Vida Pediátrico – INEM

Doenças de evicção escolar obrigatória – Diário da República nº 23/1995, Série I- B de 1995-01-27

Febre na criança/adolescente: folheto informativo para pais e cuidadores. DGS 2018

Urgências no Ambulatório em Idade Pediátrica. DGS 2004

Videira-Amaral JM (MD, PhD) – Coordenador e autor. Tratado de Clínica Pediátrica. 3ª edição. Lisboa, Círculo Médico, 2022. Volume 3. Capítulo 295.

Videira-Amaral JM (MD, PhD) – Coordenador e autor. Tratado de Clínica Pediátrica. 3ª edição. Lisboa, Círculo Médico, 2022. Volume 2. Capítulo 39.

Condições de Inscrição

Informações práticas para efetuares a tua inscrição de forma simples.

Custos da formação

Inscrição e matrícula

79,00€

Custo total da formação 1

316,00€

Certificado

79,00€

1 Pago em 4 prestações de 79,00€

Documentação necessária

Número de Participantes

A Pós-Graduação funcionará com o mínimo de 10 participantes e o máximo de 20 participantes

Dá o próximo passo na tua formação.

As inscrições são realizadas mediante o envio do formulário devidamente preenchido.

Envia o formulário preenchido para: ese@escolasjoaodeus.pt