Pós-Graduação
Desenvolve competências essenciais para a supervisão escolar e avança na tua carreira educativa.
Data de Início
Duração
Mínimo
Regime
Esta pós-graduação aprofunda o estudo da supervisão pedagógica enquanto processo de desenvolvimento profissional, colaboração e melhoria contínua nas organizações escolares. Centrada na compreensão das culturas organizacionais, das práticas supervisivas e da gestão curricular, a formação capacita educadores e professores para observar, analisar e apoiar práticas letivas, promovendo lideranças intermédias mais conscientes e equipas educativas mais colaborativas. Articulando teoria e prática, desafia os participantes a refletir, investigar e construir instrumentos que contribuam para uma escola mais autónoma, flexível e orientada para o sucesso educativo.
Destinatários: Educadores de Infância, Professores do 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário
Podes consultar o cronograma atualizado e o programa completo, com toda a informação necessária para acompanhar as sessões, conhecer os formadores e explorar os conteúdos de cada módulo.
4 Módulos • 50 Horas de Formação
Conceitos de Supervisão, Mentoria, Comunicação e Assertividade e muito mais
Como serás avaliado em cada módulo
Participação nos debates; Leitura, análise e apresentação de textos a partir das referências bibliográficas (40%)
Trabalho escrito individual sobre um tópico dos módulos, a partir de dados empíricos recolhidos nas escolas, com posterior apresentação e discussão na aula (60%)
MÓDULO 1
Bilhim, J. (2005). Teoria organizacional, estruturas e pessoas. Lisboa: ISCSP.
Cabral, I., & Alves, J. M. (2018). Inovação pedagógica e mudança educativa – Da teoria à(s) prática(s). Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.
Canário, R. (2005). O que é a escola? Um “olhar” sociológico. Porto: Porto Editora.
Finuras, P. (2011). Gestão intercultural. Lisboa: Sílabo.
Lima, L. (Org.). (2006). Compreender a escola. Perspectivas de análise organizacional. Porto: ASA.
OCDE (2008). 21st Century Skills: How can you prepare students for the new global economy? Paris: OCDE.
Pimentel, D. (2011). Sociologia da empresa e das organizações. Lisboa: Escolar Editora.
Teixeira, S. (2000). Gestão das organizações. Lisboa: McGraw-Hill.
Tomlinson, C. (2008). Diferenciação pedagógica e diversidade. Porto: Porto Editora.
MÓDULO 2
Alarcão, I., & Roldão, M. C. (2010). Supervisão: Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Mangualde: Edições Pedago.
Alarcão, I., & Tavares, J. (2007). Supervisão da prática pedagógica – Uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Almedina.
Alarcão, I. (Ed.). (1995). Supervisão de professores e Inovação Educacional. Aveiro: CIDInE.
Alarcão, I. (Org.). (1996). Formação reflexiva de professores. Porto: Porto Editora.
Almeida, J. M. (2016). Um projeto de supervisão pedagógica como aprendizagem organizacional num agrupamento de escolas TEIP. In C. Palmeirão & J. M. Alves (Coor.). Promoção do sucesso Educativo – Estratégias de Inclusão, Inovação e Melhoria. Porto: Universidade Católica Editora. Coleção e-book. ISBN: 978-989-8835-13-0
Magalhães, M., Almeida, J. M., & Domingos, A. (2018). Um olhar sobre as lideranças intermédias – Contributos para a melhoria organizacional e aprendizagem dos alunos.
Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 6, 58-79. ISSN-1647-7707.
Mosqueira, P., & Almeida, J. M. (2017). O papel da supervisão pedagógica nos primeiros anos da prática docente no 1.º ciclo do ensino básico. Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 5, 28-43.
Reis, P. (2011). Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Ministério da Educação.
MÓDULO 3
Cohen, A., & Fradique, J. (2018). Guia da autonomia e flexibilidade curricular. Lisboa: Raíz Editora.
Cosme, A (2018). Autonomia e flexibilidade curricular – Propostas e estratégias de ação. Porto: Porto Editora.
Costa, C. (2007). O currículo numa comunidade de prática. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 3, 87-100.
Hujala, E. (2002). The curriculum for early learning in the context of societ. In International Journal of Early Years Education, Vol.10, 2, 95-104.
Magalhães, M., Almeida, J. M., & Domingos, A. (2019). Implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular: desafios e dificuldades encontradas. Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 7,18-43.
Morgado, J. (2000). A (des)construção da autonomia curricular. Rio Tinto: ASA.
Roldão, M. (2007). O diretor de turma e a gestão curricular. In Cadernos de Organização e Administração Educacional, nº 1, Julho.
Roldão, M., & Almeida, S. (2018). Gestão curricular para a autonomia das escolas e professores. Lisboa: Ministério da Educação – DGE.
Trindade, R. (2018). Autonomia, flexibilidade e gestão curricular – Relatos de práticas. Lisboa: Leya Editora.
MÓDULO 4
Almeida, J. M. (2015). Construção e impacto de um Observatório da Qualidade numa escola TEIP – O seu papel na formação de um agrupamento e a articulação com a consultoria. In J. M. Alves e M. C. Roldão (Org.), Escolas e consultoria. Percursos de desenvolvimento. Porto: Universidade Católica Portuguesa. ISBN-978-989-8366-79-5.
Cosme, A., Ferreira, D., Sousa, D., Lima, L., & Barros, M. (2020). Avaliação das aprendizagens: Propostas e estratégias de ação – Ensino básico e ensino secundário. Porto: Porto Editora.
Costa, J. A., Neto-Mendes, A., & Ventura, A. (2003). Avaliação de organizações educativas. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Fernandes, D. (2005). Avaliação das aprendizagens: Desafios às teorias, práticas e políticas. Lisboa: Texto Editores.
Fernandes, D. (2008). Vinte anos de avaliação das aprendizagens: Uma síntese interpretativa de artigos publicados em Portugal. Revista Portuguesa de Pedagogia, 40, 3, 289-348.
Juste, R. P. (2006). Evaluación de programas educativos. Madrid: Editorial La Muralla, S.A.
Leite, C., & Fernandes, P. (2002). A avaliação das aprendizagens dos alunos: Novos contextos, novas práticas. Porto: Asa Editores, S.A.
Magalhães, M., & Almeida, J. M. (2016). Contributos da avaliação organizacional para a melhoria da escola. Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 3, 27-38. ISSN-2183-8518.
Santos, L. (2008). Dilemas e desafios da avaliação reguladora. In L. Menezes, L. Santos, H. Gomes & C. Rodrigues (Eds.), Avaliação em Matemática: Problemas e desafios (pp. 11-35). Viseu: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação.
Santos, L. (2010). Avaliar para aprender. Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário. Porto: Porto Editora.
Serpa, M. S. D. (2011). Compreender a avaliação. Fundamentos para práticas educativas. Lisboa: Edições Colibri.
Informações práticas para efetuares a tua inscrição de forma simples.
Inscrição e matrícula
77,00€
Custo total da formação 1
348,00€
Certificado
77,00€
1 Pago em 4 prestações de 87,00€
A Pós-Graduação funcionará com o mínimo de 7 participantes e o máximo de 20 participantes
As inscrições são realizadas mediante o envio do formulário devidamente preenchido.
Envia o formulário preenchido para: ese@escolasjoaodeus.pt
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