Pós-Graduação

Perturbação do Espectro do Autismo

Compreende o Espectro do Autismo e aprende a intervir com conhecimento e sensibilidade.

Data de Início

6 de Junho, 2025

Duração

50 horas

Mínimo

10 alunos

Regime

Híbrido

Compreender e intervir no espetro do autismo

Esta pós-graduação aprofunda o conhecimento sobre as perturbações do espetro do autismo, integrando uma perspetiva multidisciplinar que combina teoria e prática. Dirigida a profissionais da educação e áreas afins, aborda a caracterização da PEA, a avaliação e o diagnóstico, as estratégias de comunicação e linguagem, a gestão de comportamentos e a inclusão educativa. A formação promove o desenvolvimento de competências de intervenção ajustadas às necessidades de cada criança, envolvendo a escola, a família e a comunidade.

Formadores

Maria Vieira (Psicóloga Clínica) Joana Miguel (Terapeuta da Fala) Joana Ramos (Psicomotricista) Joana Pinho (Terapeuta Ocupacional) Ana Catarina Calado (Psicomotricista)

Objetivos da Pós-Graduação

Caracterizar a Perturbação do Espetro do Autismo (PEA)
Analisar orientações gerais para a avaliação na PEA
Fomentar o conhecimento das metodologias de intervenção

Destinatários: Profissionais da área da Educação; Finalistas de Doutoramento, de Mestrado e/ou de Licenciatura na área da Educação

Materiais de apoio à formação

Podes consultar o cronograma atualizado e o programa completo, com toda a informação necessária para acompanhar as sessões, conhecer os formadores e explorar os conteúdos de cada módulo.

Cronograma

Quintas, Sextas e Sábados

14 Sessões • Junho 2025 - Setembro 2025

Plano Curricular

7 Módulos • 50 Horas de Formação

Caracterização da PEA, Comunicação, Intervenção, Inclusão Educativa e muito mais.

Metodologias de ensino-aprendizagem

A formação será baseada nos métodos participativos e expositivos, utilizando estratégias ativas e centradas no aluno recorrendo a atividades teórico-práticas, dinâmicas de grupo e avaliação individual modular.

Avaliação

Como serás avaliado em cada módulo

Sessões Síncronas

Assistência e participação mínima obrigatória a 75% da duração das sessões síncronas

Avaliação contínua

Avaliação contínua (20%)

Atividades

Execução de atividades – 1 trabalho de grupo (20%)

Avaliação Sumativa

Avaliação sumativa modular (60%)

Antunes, N. L. (2018)Sentidos: o grande livro das perturbações do desenvolvimento e comportamento. Lua de Papel.

Association, A. P. (2022). Diagnostic and statistical manual os mental disorders, Fifth Edition, Text Revision (DSM-5-TR(tm). American Psychiatric Association Publishing.

Lima, C. B. D. (2012). Perturbações do espectro do autismo: Manual prático de intervenção. Lidel.

National Association of Special Education Teachers. (s,d.). Strategies for social akills for students with autism spectrum disorder.

Rogers, S. J., Dawson, G., & Vismara, L. A. (2015). Autismo: compreender e agir em família.  Lidel.

Silveira-Zaldivar, T. Ozerk, G., & Ozerk, K. (2021). Developing social skills and social competence in childrens with autism. International electronic journal of elementary education. 13 (3), 341-363.

Condições de Inscrição

Informações práticas para efetuares a tua inscrição de forma simples.

Custos da formação

Inscrição e matrícula

79,00€

Custo total da formação 1

316,00€

Certificado

79,00€

1 Pago em 4 prestações de 79,00€

Documentação necessária

Número de Participantes

A Pós-Graduação funcionará com o mínimo de 10 participantes e o máximo de 20 participantes

Dá o próximo passo na tua formação.

As inscrições são realizadas mediante o envio do formulário devidamente preenchido.

Envia o formulário preenchido para: ese@escolasjoaodeus.pt