Pós-Graduação

Mentoria na Formação de Professores

Desenvolve competências para guiar, inspirar e apoiar o crescimento profissional docente

Data de Início

2 de Maio, 2025

Duração

50 horas

Mínimo

10 alunos

Regime

Híbrido

Mentoria na Formação de Professores: Inspirar, Orientar e Transformar

Esta pós-graduação centra-se no desenvolvimento de competências para o exercício da mentoria como prática de acompanhamento e apoio ao desenvolvimento profissional docente. Destina-se a diretores, professores e educadores que pretendem aprofundar o seu papel enquanto mentores, promovendo uma cultura de partilha, reflexão e melhoria contínua nas escolas. A formação aborda as dimensões científica, didática, interpessoal e ética da profissão, articulando teoria e prática para uma intervenção mais consciente, colaborativa e transformadora nos contextos educativos.

Formadores

Edite de Oliveira Carmen de La Calle Durán

Objetivos da Pós-Graduação

Compreender expetativas e responsabilidades associadas ao papel de mentor
Desenvolver competências nos domínios da profissionalidade docente – científica/didática, técnico/normativa, interpessoal e moral/social
Articular procedimentos e estratégias pedagógicas entre docentes de diversas áreas de conhecimento e níveis de educação/ensino
Partilhar experiências e práticas promotoras de desenvolvimento profissional assentes no trabalho colaborativo
Desenvolver competências para uma intervenção apoiada em contextos de ação profissional docente

Destinatários: Diretores de escolas, Professores, Educadores e outros protagonistas do contexto educativo

Materiais de apoio à formação

Podes consultar o cronograma atualizado e o programa completo, com toda a informação necessária para acompanhar as sessões, conhecer os formadores e explorar os conteúdos de cada módulo.

Cronograma

Sextas (18h-22h30) e Sábados (09h-13h / 14h-17h)

12 Sessões • Maio 2025 - Junho 2025

Plano Curricular

3 Módulos • 50 Horas de Formação

Análise da Escola, Conceitos de Mentoria, Comunicação e Assertividade e muito mais.

Metodologias de ensino-aprendizagem

Abordagem reflexiva baseada em experiências pessoais, profissionais e relacionais e nas competências a desenvolver pelo mentor
Módulos de componente teórica e prática
Reflexão sobre conceitos e pressupostos teóricos
Análise de possibilidades de intervenção no contexto organizacional
Abordagem de estudos de caso

Avaliação

Como serás avaliado em cada módulo

Contínua

Qualidade / Pertinência de participação/intervenção
Sessões / atividades de aplicação/reflexão
Nível / interesse na participação

Final

Capacidade de resposta adequada a cada instrumento de avaliação final de cada um dos temas abordados nas diferentes sessões

Alarcão, I. & Canha, B. (2013). Supervisão e colaboração: Uma relação para o desenvolvimento. Porto Editora.

Day, C. (2001). Desenvolvimento profissional dos professores – Os desafios da aprendizagem permanente. Porto Editora.

LOOP: Empowering Teachers (empowering-teachers.eu).

Oliveira, E. (2019) Mentoria e motivação. Edições Caleidoscópio

Oliveira, E. (2020) Boas práticas de mentoria no ensino superior. Edições Caleidoscópio

OCDE (2015). Perspectivas das políticas de educação: Concretizar as Reformas.

Schön A. (2000). Educando o profissional reflexivo – Um novo design para o ensino e a aprendizagem. Artmed Editora.

Condições de Inscrição

Informações práticas para efetuares a tua inscrição de forma simples.

Custos da formação

Inscrição e matrícula

79,00€

Custo total da formação 1

316,00€

Certificado

79,00€

1 Pago em 4 prestações de 79,00€

Documentação necessária

Número de Participantes

A Pós-Graduação funcionará com o mínimo de 10 participantes e o máximo de 20 participantes

Dá o próximo passo na tua formação.

As inscrições são realizadas mediante o envio do formulário devidamente preenchido.

Envia o formulário preenchido para: ese@escolasjoaodeus.pt