Pós-Graduação
Inspira futuros cidadãos conscientes para um mundo mais sustentável.
Data de Início
Duração
Mínimo
Regime
Esta pós-graduação promove o desenvolvimento de competências para integrar a sustentabilidade no ensino e nas práticas educativas. Centrada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, propõe uma abordagem interdisciplinar que articula ambiente, sociedade e economia. A formação combina conhecimento científico, inovação pedagógica e responsabilidade cidadã, capacitando os profissionais da educação para inspirar uma mudança consciente, ética e sustentável nos contextos escolares e comunitários.
Destinatários: Professores do 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário Licenciados noutras áreas
Podes consultar o cronograma atualizado e o programa completo, com toda a informação necessária para acompanhar as sessões, conhecer os formadores e explorar os conteúdos de cada módulo.
4 Módulos • 50 Horas de Formação
Pilares da Sustentabilidade, Sistemas Naturais, Produção e Consumo e muito mais.
Como serás avaliado em cada módulo
Trabalhos de colaboração (40%)
Realização de um trabalho escrito sobre uma das temáticas abordadas que contemple: a apreciação crítica das atividades teóricas e práticas realizadas, um resumo de um projeto de sustentabilidade a implementar, com posterior apresentação e discussão na aula (60%)
Boaventura, D., Neves, A.T., Santos, J., Pereira, P.C., Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., Hawkins, S.J., Caldeira, M.F., & Ponces de Carvalho, A. (2021). Promoting ocean literacy in elementary school students through investigation activities and citizen science. Frontiers in Marine Science, 8: 675278. DOI: 10.3389/fmars.2021.675278
Boaventura, D., Faria, C., & Guilherme, E. (2020). Impact of an inquiry-based science learning activity about climate change effects in the ocean on the development of primary students’ investigation skills and conceptual knowledge. Interdisciplinary Journal of Environmental and Science Education, 16(4), e2225. https://doi.org/ 10.29333/ijese/8554
Cardoso, J., Pereira, L. T., Neves, M. J. (Coords.) (2016). Referencial de educação para o desenvolvimento – Educação pré-Escolar, ensino básico e ensino secundário. ME.
Comissão Europeia / EACEA / Eurydice (2024). Aprender para a sustentabilidade na Europa: desenvolver competências e apoiar os professores e as escolas. Relatório Eurydice. Serviço das Publicações da União Europeia.
Dias, A., Santos, F., & Passos, S. (2019). Referencial de educação do consumidor. Educação pré-escolar, ensino básico e ensino secundário. Ministério da Educação.
IPCC (2022). AR6 Synthesis report: Climate change 2022. IPCC.
Martins, I. (Coord.) (2010). Explorando interações…: Sustentabilidade na Terra. Guião didático para professores. ME, DGIDC.
Pedroso, J. V. (Coord.) (2018). Referencial de educação ambiental para a sustentabilidade para a educação pré-escolar, o ensino básico e o ensino secundário. ME.
Santos, S., Oliveira, T., Cavaco, C., Saldanha, F., Pereira, C., Marques, T., & Soares, C. (2021). Objetivos de desenvolvimento sustentável. Plátano Editora.
Silva, A.R., Boaventura, D., & Sequeira, V. (2024). Promoting sustainable fish consumption in Portuguese 4th-grade students. Sustainability, 16 (2),579. DOI: 10.3390/su16020579.
UNESCO (2017) Educação para os objetivos de desenvolvimento sustentável. Objetivos de aprendizagem. UNESCO.
Informações práticas para efetuares a tua inscrição de forma simples.
Inscrição e matrícula
79,00€
Custo total da formação 1
348,00€
Certificado
79,00€
1 Pago em 4 prestações de 87,00€
A Pós-Graduação funcionará com o mínimo de 7 participantes e o máximo de 20 participantes
As inscrições são realizadas mediante o envio do formulário devidamente preenchido.
Envia o formulário preenchido para: ese@escolasjoaodeus.pt
Este website encontra-se em desenvolvimento, pelo que muitos conteúdos não estão ainda disponíveis e outros não estão na sua versão final, apesar de todas as ligações já estarem visíveis. Pedimos desculpa por qualquer incómodo que esta situação possa causar. Caso tenha alguma questão, por favor, contacte a secretaria da escola.