Pós-Graduação

Educação Para a Sustentabilidade

Inspira futuros cidadãos conscientes para um mundo mais sustentável.

Data de Início

4 de Fevereiro, 2026

Duração

50 horas

Mínimo

7 alunos

Regime

Híbrido

Educação para a Sustentabilidade: Ensinar a Mudar o Mundo

Esta pós-graduação promove o desenvolvimento de competências para integrar a sustentabilidade no ensino e nas práticas educativas. Centrada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, propõe uma abordagem interdisciplinar que articula ambiente, sociedade e economia. A formação combina conhecimento científico, inovação pedagógica e responsabilidade cidadã, capacitando os profissionais da educação para inspirar uma mudança consciente, ética e sustentável nos contextos escolares e comunitários.

Formadores

Diana Boaventura Vera Sequeira

Objetivos da Pós-Graduação

A agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU é constituída por 17 ODS que propõem a criação um novo modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade de todos, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas. Neste contexto, esta UC visa aumentar o conhecimento, capacidades e atitudes dos estudantes sobre a educação e desenvolvimento sustentável
Compreender as interações entre os domínios fundamentais da sustentabilidade – ambiente, sociedade e economia
Atualizar e mobilizar conceitos científicos e a sua aplicação pedagógica
Valorizar o papel da educação na participação dos cidadãos na gestão e proteção dos sistemas e recursos naturais, bem como na mudança de comportamentos

Destinatários: Professores do 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário Licenciados noutras áreas

Materiais de apoio à formação

Podes consultar o cronograma atualizado e o programa completo, com toda a informação necessária para acompanhar as sessões, conhecer os formadores e explorar os conteúdos de cada módulo.

Cronograma

Quartas (17h-20h)

17 Sessões • Fevereiro 2026 - Junho 2026

Plano Curricular

4 Módulos • 50 Horas de Formação

Pilares da Sustentabilidade, Sistemas Naturais, Produção e Consumo e muito mais.

Metodologias de ensino-aprendizagem

A educação para a Sustentabilidade exige uma mudança de foco do ensino para a aprendizagem, pelo o que a metodologia de ensino e aprendizagem envolve aulas teóricas e teórico-práticas, privilegiando estratégias de ativas e diversificadas, cujos contextos serão interativos e centrados nos estudantes
Análise de documentos de referência no domínio da Educação e Desenvolvimento Sustentável
Práticas investigativas
Dinâmicas de grupo
Resolução de problemas Ambientais, Científicos e Tecnológicos relacionados com sustentabilidade
Atividades de promoção do pensamento crítico como, por exemplo, jogo de papéis
Utilização de recursos educativos adequados a diferentes níveis de ensino, com recurso a tecnologias digitais
A criação e implementação de atividades e projetos de Educação e Desenvolvimento Sustentável em contextos socioeducativos diversificados (formal, não formal e informal)

Avaliação

Como serás avaliado em cada módulo

Participação, autonomia e iniciativa nas atividades

Trabalhos de colaboração (40%)

Trabalho escrito

Realização de um trabalho escrito sobre uma das temáticas abordadas que contemple: a apreciação crítica das atividades teóricas e práticas realizadas, um resumo de um projeto de sustentabilidade a implementar, com posterior apresentação e discussão na aula (60%)

Boaventura, D., Neves, A.T., Santos, J., Pereira, P.C., Luís, C., Monteiro, A., Cartaxana, A., Hawkins, S.J., Caldeira, M.F., & Ponces de Carvalho, A. (2021). Promoting ocean literacy in elementary school students through investigation activities and citizen science. Frontiers in Marine Science, 8: 675278. DOI: 10.3389/fmars.2021.675278

Boaventura, D., Faria, C., & Guilherme, E. (2020). Impact of an inquiry-based science learning activity about climate change effects in the ocean on the development of primary students’ investigation skills and conceptual knowledge. Interdisciplinary Journal of Environmental and Science Education, 16(4), e2225. https://doi.org/ 10.29333/ijese/8554

Cardoso, J., Pereira, L. T., Neves, M. J. (Coords.) (2016). Referencial de educação para o desenvolvimento – Educação pré-Escolar, ensino básico e ensino secundário. ME.

Comissão Europeia / EACEA / Eurydice (2024). Aprender para a sustentabilidade na Europa: desenvolver competências e apoiar os professores e as escolas. Relatório Eurydice. Serviço das Publicações da União Europeia.

Dias, A., Santos, F., & Passos, S. (2019). Referencial de educação do consumidor. Educação pré-escolar, ensino básico e ensino secundário. Ministério da Educação.

IPCC (2022). AR6 Synthesis report: Climate change 2022. IPCC.

Martins, I. (Coord.) (2010). Explorando interações…: Sustentabilidade na Terra. Guião didático para professores. ME, DGIDC.

Pedroso, J. V. (Coord.) (2018). Referencial de educação ambiental para a sustentabilidade para a educação pré-escolar, o ensino básico e o ensino secundário. ME.

Santos, S., Oliveira, T., Cavaco, C., Saldanha, F., Pereira, C., Marques, T., & Soares, C. (2021). Objetivos de desenvolvimento sustentável. Plátano Editora.

Silva, A.R., Boaventura, D., & Sequeira, V. (2024). Promoting sustainable fish consumption in Portuguese 4th-grade students. Sustainability16 (2),579. DOI: 10.3390/su16020579.

UNESCO (2017) Educação para os objetivos de desenvolvimento sustentável. Objetivos de aprendizagem. UNESCO.

Condições de Inscrição

Informações práticas para efetuares a tua inscrição de forma simples.

Custos da formação

Inscrição e matrícula

79,00€

Custo total da formação 1

348,00€

Certificado

79,00€

1 Pago em 4 prestações de 87,00€

Documentação necessária

Número de Participantes

A Pós-Graduação funcionará com o mínimo de 7 participantes e o máximo de 20 participantes

Dá o próximo passo na tua formação.

As inscrições são realizadas mediante o envio do formulário devidamente preenchido.

Envia o formulário preenchido para: ese@escolasjoaodeus.pt