Esta página encontra-se em desenvolvimento. O conteúdo foi atualizado em 31.05.2024x
Licenciatura em Educação Básica
Registo: R/A – Ef3243/2011/AL01
Acreditação do Ciclo de Estudos — A3ES – 20-02-2019
A Licenciatura em Educação Básica (LEB) foi criada pelo Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 79/14, de 14 de maio, que regula a habilitação obrigatória para acesso aos mestrados profissionalizantes que habilitam para a docência em Educação Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.
6 Semestres | 180 ECTS | 40 vagas
Destinatários
– Estudantes que completaram o 12.º ano e realizaram as provas específicas de ingresso;
– Para Maiores de 23 Anos;
– Estudantes que pretendam fazer a Mudança de Par Instituição/Curso;
– Titulares de um Diploma de Especialização Tecnológica (DET);
– Titulares de um Curso Superior Técnico Profissional (CTeSP);
– Titulares de um Curso de Ensino Profissional/Dupla Certificação;
– Titulares de outros Cursos Superiores;
– Estudantes Internacionais portadores de habilitação de acesso.
Plano Curricular
Unidades Curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Linguística e Literatura Portuguesa | 64 | 5 |
Noções Gerais de Matemática – Números e Operações Aritméticas | 64 | 5 |
Estudo do Meio Social e Cultural | 64 | 5 |
Desenho e Expressões Visuais | 64 | 5 |
Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem | 64 | 5 |
Iniciação à Prática Profissional I | 32 | 2,5 |
Opção | 32 | 2,5 |
As unidades curriculares opcionais disponibilizadas poderão ser escolhidas no ato de matrícula
Unidades Curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Fonologia e Morfologia do Português | 64 | 5 |
Noções Gerais da Matemática – Grandezas e Medidas | 64 | 5 |
História e Geografia de Portugal | 64 | 5 |
Expressão Musical | 64 | 5 |
Expressão Plástica | 64 | 5 |
Iniciação à Prática Profissional II | 32 | 2,5 |
Opção | 32 | 2,5 |
As unidades curriculares opcionais disponibilizadas poderão ser escolhidas no ato de matrícula
Unidades Curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Sintaxe e Semântica do Português | 64 | 5 |
Matemática e Aplicações | 64 | 5 |
Ciências Físicas e Naturais | 64 | 5 |
Expressões Físico-Motoras | 64 | 5 |
Desenvolvimento e Gestão Curricular | 64 | 5 |
Iniciação à Prática Profissional III | 32 | 2,5 |
Opção | 32 | 2,5 |
As unidades curriculares opcionais disponibilizadas poderão ser escolhidas no ato de matrícula
Unidades Curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Iniciação à Leitura e Escrita | 64 | 5 |
Situações Problemáticas da Matemática | 64 | 5 |
Geociências | 64 | 5 |
Dança e Expressão Dramática | 64 | 5 |
Didática do Ensino e da Aprendizagem | 32 | 2,5 |
Didática das Ciências Experimentais | 32 | 2,5 |
Língua Inglesa | 32 | 2,5 |
Iniciação à Prática Profissional IV | 32 | 2,5 |
Unidades Curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Técnicas de Expressão Escrita e de Análise Textual | 64 | 5 |
Recursos Matemáticos | 64 | 5 |
Ecologia e Ambiente | 64 | 5 |
História e Cultura Portuguesa | 64 | 5 |
Didática do Português | 32 | 2,5 |
Didática do Estudo do Meio | 32 | 2,5 |
Iniciação à Prática Profissional V | 64 | 5 |
Unidades Curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Literatura Infantil | 64 | 5 |
Biologia Humana | 64 | 5 |
Oficina de Matemática | 64 | 5 |
Expressão, Criatividade e Jogo | 64 | 5 |
Didática da Matemática | 32 | 2,5 |
Didática das Expressões | 32 | 2,5 |
Iniciação à Prática Profissional VI | 64 | 5 |
Iniciação à Prática Profissional
A Iniciação à Prática Profissional (IPP) contempla o contacto com experiências didático-pedagógicas, em diferentes realidades educativas, promovendo um conjunto de conhecimentos que se pretendem integrados nas diversas realidades sociais, visando uma articulação eficaz entre a teoria e a prática. Seguindo o modelo de Bolonha, propõe-se dotar os estudantes de um conjunto de competências, capacidades, conhecimentos e atitudes que permitam o ingresso no mercado de trabalho como licenciados em Educação Básica, apresentando fases de organização distintas:
- Caráter geral – realiza-se ao longo do 1.º e 2.º anos, com as horas de contacto fixadas para cada semestre, e contempla a formação dos estudantes em contextos educativos formais e não formais de diferentes instituições. Para esse fim, promovemos a sua integração em Creches, Bibliotecas Municipais integradas na Rede de Bibliotecas Públicas, Plano Nacional de Leitura, AEC, Associações, Museus, vários espaços nas Escolas (como, por exemplo, bibliotecas e laboratórios), Ludotecas, Hospitais, Santa Casa da Misericórdia, Câmaras Municipais, Fundações ou IPSS ligadas à educação, saúde, segurança e cultura, entre outros, com os quais a ESE João de Deus tem protocolos;
- Caráter específico – preferencialmente realizada em contextos educativos formais, nas instituições com as quais a ESEJD estabeleceu protocolos: Jardins-Escolas João de Deus de Lisboa (Alvalade, Olivais, Odivelas, Estrela e Albarraque) e nas seguintes escolas cooperantes – Agrupamento Padre Bartolomeu de Gusmão, Agrupamento de Escolas do Alto do Lumiar, Carnaxide-Portela, Colégio Valsassina e Colégio Manuel Bernardes. A IPP nestas instituições ocorre no 3.º ano (5.º e 6.º semestres) da licenciatura;
- Seminário de contacto com a realidade educativa – concentrada e limitada no tempo, pode também ser realizada fora de Portugal, de acordo com protocolos previamente estabelecidos entre a ESE João de Deus e os PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa).
A Iniciação à Prática Profissional curricular dispõe de docentes específicos para a orientação e apoio aos estudantes ao longo da licenciatura.
Saídas Profissionais
Embora a licenciatura se destine prioritariamente ao acesso aos Mestrados que habilitam para a docência em Educadores de Infância e Professores do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, valorizados pelas entidades empregadoras e que conferem uma elevada taxa de empregabilidade, os titulares desta Licenciatura poderão, desde logo, exercer funções técnicas de educação num dos 55 Centros Educativos João de Deus.
Bolsas de Estudo
Os estudantes matriculados na Licenciatura em Educação Básica podem candidatar-se a bolsa de estudo da Direção Geral do Ensino Superior.