Pós-Graduação

Educação Artística e Criatividade na Educação Pré-Escolar e 1.º CEB

Aplica Ativadores Criativos nas tuas aulas e transforma a aprendizagem dos teus alunos.

Data de Início

28 de Abril, 2026

Duração

50 horas

Mínimo

10 alunos

Regime

Híbrido

Educação Artística e Criatividade na Infância

Esta pós-graduação aprofunda o papel da educação artística como motor de criatividade, expressão e desenvolvimento integral na Educação Pré-Escolar e no 1.º CEB. A formação explora conceitos fundamentais de criatividade, os Ativadores Criativos e a integração das artes nas práticas pedagógicas, articulando teoria e prática através de metodologias ativas e reflexão educativa. Destina-se a educadores e professores que procuram transformar a ação educativa através da expressão artística, promovendo experiências significativas que estimulam imaginação, sensibilidade e pensamento criativo nas crianças.

Formadores

Joana Consiglieri Maria Fernanda Sampaio

Objetivos da Pós-Graduação

Fomentar a Educação Artística como meio para desenvolver a criatividade e a capacidade de comunicar
Compreender o significado de Criatividade
Entender a importância de desenvolver a criatividade na formação do ser humano
Estimular o pensamento criativo
Desenvolver a criatividade nas crianças
Conhecer os Ativadores Criativos
Transmitir a importância dos Ativadores Criativos no desenvolvimento de outras áreas e disciplinas
Implementar os Ativadores Criativos nas áreas do conhecimento/disciplinas

Destinatários: Educadores e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Materiais de apoio à formação

Podes consultar o cronograma atualizado e o programa completo, com toda a informação necessária para acompanhar as sessões, conhecer os formadores e explorar os conteúdos de cada módulo.

Cronograma

Terças e Quintas (17h30–20h30)

17 Sessões • Abril 2026 - Junho 2026

Plano Curricular

4 Módulos • 50 Horas de Formação

Integração da Educação Artística, Criatividade, Ativadores Criativos e muito mais

Metodologias de ensino-aprendizagem

Componente teórica:
Informação teórica com recurso a apresentação digital (Powerpoint); Exposição verbal; Partilha de experiências
Componente prática:
Elaboração de planificações, contemplando os Ativadores Criativos e as diferentes áreas do Conhecimento; Apresentação das atividades planificadas

Avaliação

Como serás avaliado em cada módulo

Frequência do curso

Assiduidade e participação mínima em pelo menos 75% do curso

Assiduidade

Assiduidade e participação de (20%)

Reflexão escrita

Reflexão escrita fundamentada relativa ao Portefólio em Educação Artística e Criatividade (40%)

Apresentação de trabalho

Apresentação de um trabalho com diversas atividades articuladas com os Ativadores Criativos e as áreas de conhecimento/disciplinas (40%)

Day, M. & Hurwitz., A. (2012). Children and their art: art education for elementary and middle schools. 9ª ed. Wadsworth.

Gardner, H. (1999). Arte, mente e cérebro: uma abordagem cognitiva da criatividade. Artmed Editora.

Martins, V., & Tavares, M. (2000). Para uma pedagogia da criatividade: propostas de trabalho. Asa.

Morel, Maia (2011). Vivre la créativité. Réflexions sur l’éducation artistique en arts plastiques. Édtions Peisaj.

Prado, D. (1999). Educrea: la creatividad, motor de renovación esencial de la educación. U.S.C.

Rapazote, P. (2001). Criatividade no meio escolar. In Patrício, M. (Org.) (2001). Escola, Aprendizagem e Criatividade. Porto: Porto Editora, pp. 211-220.

Arquimedes, S. (2008). Mediações arteducacionais. Fundação Calouste Gulbenkian.

Sampaio, M. F. (2021). Artes visuais no pré-escolar – Um desafio para a criatividade. in Revista Científica Educação para o Desenvolvimento. CIJD / ESE João de Deus. ISSN (Digital) ISNN 2183-8518.

Sousa, A. (2003a). Educação pela arte e artes na educação. 1º Volume: Bases Psicopedagógicas. Instituto Piaget.

Sousa, A. B. (2003b). Educação pela arte e artes na educação. 2º Volume: Drama e Dança. Instituto Piaget.

Vygotsky, L. (2009). A imaginação e a arte na infância. [Trad. Pereira, M.] Relógio D’Água.

Vygotsky, L. (2012). Imaginação e criatividade na infância. [Trad. Fróis, J.] Dinalivro.

Condições de Inscrição

Informações práticas para efetuares a tua inscrição de forma simples.

Custos da formação

Inscrição e matrícula

79,00€

Custo total da formação 1

348,00€

Certificado

79,00€

1 Pago em 4 prestações de 87,00€

Documentação necessária

Número de Participantes

A Pós-Graduação funcionará com o mínimo de 10 participantes e o máximo de 20 participantes

Dá o próximo passo na tua formação.

As inscrições são realizadas mediante o envio do formulário devidamente preenchido.

Envia o formulário preenchido para: ese@escolasjoaodeus.pt