Pós-Graduação
Aplica Ativadores Criativos nas tuas aulas e transforma a aprendizagem dos teus alunos.
Data de Início
Duração
Mínimo
Regime
Esta pós-graduação aprofunda o papel da educação artística como motor de criatividade, expressão e desenvolvimento integral na Educação Pré-Escolar e no 1.º CEB. A formação explora conceitos fundamentais de criatividade, os Ativadores Criativos e a integração das artes nas práticas pedagógicas, articulando teoria e prática através de metodologias ativas e reflexão educativa. Destina-se a educadores e professores que procuram transformar a ação educativa através da expressão artística, promovendo experiências significativas que estimulam imaginação, sensibilidade e pensamento criativo nas crianças.
Destinatários: Educadores e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Podes consultar o cronograma atualizado e o programa completo, com toda a informação necessária para acompanhar as sessões, conhecer os formadores e explorar os conteúdos de cada módulo.
Terças e Quintas (17h30–20h30)
17 Sessões • Abril 2026 - Junho 2026
4 Módulos • 50 Horas de Formação
Integração da Educação Artística, Criatividade, Ativadores Criativos e muito mais
Como serás avaliado em cada módulo
Assiduidade e participação mínima em pelo menos 75% do curso
Assiduidade e participação de (20%)
Reflexão escrita fundamentada relativa ao Portefólio em Educação Artística e Criatividade (40%)
Apresentação de um trabalho com diversas atividades articuladas com os Ativadores Criativos e as áreas de conhecimento/disciplinas (40%)
Day, M. & Hurwitz., A. (2012). Children and their art: art education for elementary and middle schools. 9ª ed. Wadsworth.
Gardner, H. (1999). Arte, mente e cérebro: uma abordagem cognitiva da criatividade. Artmed Editora.
Martins, V., & Tavares, M. (2000). Para uma pedagogia da criatividade: propostas de trabalho. Asa.
Morel, Maia (2011). Vivre la créativité. Réflexions sur l’éducation artistique en arts plastiques. Édtions Peisaj.
Prado, D. (1999). Educrea: la creatividad, motor de renovación esencial de la educación. U.S.C.
Rapazote, P. (2001). Criatividade no meio escolar. In Patrício, M. (Org.) (2001). Escola, Aprendizagem e Criatividade. Porto: Porto Editora, pp. 211-220.
Arquimedes, S. (2008). Mediações arteducacionais. Fundação Calouste Gulbenkian.
Sampaio, M. F. (2021). Artes visuais no pré-escolar – Um desafio para a criatividade. in Revista Científica Educação para o Desenvolvimento. CIJD / ESE João de Deus. ISSN (Digital) ISNN 2183-8518.
Sousa, A. (2003a). Educação pela arte e artes na educação. 1º Volume: Bases Psicopedagógicas. Instituto Piaget.
Sousa, A. B. (2003b). Educação pela arte e artes na educação. 2º Volume: Drama e Dança. Instituto Piaget.
Vygotsky, L. (2009). A imaginação e a arte na infância. [Trad. Pereira, M.] Relógio D’Água.
Vygotsky, L. (2012). Imaginação e criatividade na infância. [Trad. Fróis, J.] Dinalivro.
Informações práticas para efetuares a tua inscrição de forma simples.
Inscrição e matrícula
79,00€
Custo total da formação 1
348,00€
Certificado
79,00€
1 Pago em 4 prestações de 87,00€
A Pós-Graduação funcionará com o mínimo de 10 participantes e o máximo de 20 participantes
As inscrições são realizadas mediante o envio do formulário devidamente preenchido.
Envia o formulário preenchido para: ese@escolasjoaodeus.pt
Este website encontra-se em desenvolvimento, pelo que muitos conteúdos não estão ainda disponíveis e outros não estão na sua versão final, apesar de todas as ligações já estarem visíveis. Pedimos desculpa por qualquer incómodo que esta situação possa causar. Caso tenha alguma questão, por favor, contacte a secretaria da escola.