Pós-Graduação

A Cartilha Maternal e o Método de Leitura João De Deus – Um Método Intemporal

Transforma as tuas práticas pedagógicas com um método de leitura intemporal e eficaz.

Data de Início

23 de Setembro, 2025

Duração

50 horas

Mínimo

10 alunos

Regime

Híbrido

Ensinar a Ler com Método, História e Coração

Esta pós-graduação aprofunda o estudo do método da Cartilha Maternal de João de Deus, integrando a sua relevância histórica com práticas pedagógicas atuais. Destinada a educadores e profissionais da primeira infância, valoriza a compreensão do processo de alfabetização como um ato de descoberta e sensibilidade, centrado na criança. A formação alia o legado de João de Deus à inovação educativa, promovendo uma leitura que desperta o gosto pela língua, pela palavra e pelo aprender.

Formadores

Isabel Ruivo (ESEJD) Joana Miguel (CAIDI) Joana Carvalho (CAIDI) Manuela Cardadeiro (JEJD – Olivais) Ana Rita Cristo (JEJD – Belas)

Objetivos da Pós-Graduação

Fomentar a reflexão sobre os diferentes métodos de leitura
Apresentar e analisar os três modelos de leitura e os processamentos cognitivos inerentes
Desenvolver o gosto pela leitura
Compreender a importância da linguagem oral e cognição como fundamentos para a aprendizagem da leitura e sua avaliação
Desenvolver conhecimentos de fonologia, morfologia e sintaxe do português
Identificar preditores da leitura e desenhar intervenções eficazes para alunos com diferentes níveis de habilidade
Sensibilizar os educadores e professores para as características/linhas de força do Método de Leitura João de Deus e as suas vantagens em relação a outros métodos de iniciação à leitura
A Cartilha Maternal, enquanto suporte físico fundamental para a aplicação do Método
Apetrechar os formandos de ferramentas que lhe permitam trabalhar e inovar em sala de aula no combate à literacia e na formação de leitores com base na Cartilha Maternal de João de Deus

Destinatários: Educadores de Infância, Professores do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico

Materiais de apoio à formação

Podes consultar o cronograma atualizado e o programa completo, com toda a informação necessária para acompanhar as sessões, conhecer os formadores e explorar os conteúdos de cada módulo.

Cronograma

Terças (18h–21h)

17 Sessões • Setembro 2025 - Fevereiro 2025

Plano Curricular

3 Módulos • 50 Horas de Formação

Preditores de Leitura, Método João de Deus, Fonética, Cartilha Maternal e muito mais

Metodologias de ensino-aprendizagem

Reflexão sobre os temas abordados; interação, debate e partilha de experiências
Apresentação de casos/projetos recolhidos nas escolas onde os formandos exercem funções docentes
Construção de materiais literácitos de apoio às lições da CM
Trabalho de pequeno grupo e trabalho individual. Reflexão, em grande grupo, dos trabalhos desenvolvidos

Avaliação

Como serás avaliado em cada módulo

Trabalho de pares

Participação na pesquisa e reflexão sobre os conteúdos teóricos apresentados (40%)

Trabalho individual

Trabalho escrito individual e apresentação oral de uma Unidade Didática de desenvolvimento da competência leitora com base no MLJD) (60%)

MÓDULO 1
Batalha, J. (2018). Relações entre o Conhecimento Explícito da Língua e a Competência de Leitura. Compreensão de dependências referenciais no ensino básico. https://run.unl.pt/handle/10362/43439

Batalha, J., Lobo, M., Estrela, A., & Bragança, B. (2021). Avaliação da linguagem oral e escrita no pré-escolar e nos primeiros anos de escolaridade. Revista Da Associação Portuguesa de Linguística, 8(10), 40–53. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln8ano2021a4

Cronin, V. S. (2013). RAN and Double-Deficit Theory. Journal of Learning Disabilities, 46(2), 182–190. https://doi.org/10.1177/0022219411413544

Foorman, B. R., Koon, S., Petscher, Y., Mitchell, A., & Truckenmiller, A. (2015). Examining general and specific factors in the dimensionality of oral language and reading in 4th-10th grades. Journal of Educational Psychology, 107(3), 884–899. https://doi.org/10.1037/edu0000026

Freitas, M. J., & Santos, A. L. (2017). Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português (M. Freitas & A. Santos, Eds.).

Garrido, I. (2020). Preditores percoces do (in)sucesso na aprendizagem da leitura em crianças do 1.o ano de escolaridade.

Gough, P. B., & Tunmer, W. E. (1986). Decoding, Reading, and Reading Disability. Remedial and Special Education, 7(1), 6–10. https://doi.org/10.1177/074193258600700104

Hjetland, H. N., Brinchmann, E. I., Scherer, R., Hulme, C., & Melby-Lervåg, M. (2020). Preschool pathways to reading comprehension: A systematic meta-analytic review. Educational Research Review, 30. https://doi.org/10.1016/J.EDUREV.2020.100323

Hulme, C., Nash, H. M., Gooch, D., Lervåg, A., & Snowling, M. J. (2015). The Foundations of Literacy Development in Children at Familial Risk of Dyslexia. Psychological Science, 26(12), 1877–1886. https://doi.org/10.1177/0956797615603702

IAVE PIRLS. (n.d.). Retrieved January 12, 2022, from https://iave.pt/estudo-internacional/pirls/

Leopoldina Viana, F. (n.d.). Promoção do sucesso educativo. A aprendizagem da leitura e da escrita.

Levesque, K. C., Breadmore, H. L., & Deacon, S. H. (2021). How morphology impacts reading and spelling: advancing the role of morphology in models of literacy development. Journal of Research in Reading, 44(1), 10–26. https://doi.org/10.1111/1467-9817.12313

Lyster, S. A. H., Snowling, M. J., Hulme, C., & Lervåg, A. O. (2021). Preschool phonological, morphological and semantic skills explain it all: following reading development through a 9-year period. Journal of Research in Reading, 44(1), 175–188. https://doi.org/10.1111/1467-9817.12312

Marôco, J. (n.d.). O Bom Leitor : Preditores da Literacia de Leitura dos Alunos Portugueses no PIRLS 2016. https://doi.org/10.21814/rpe.14105

Moura, O., Moreno, J., Pereira, M., & Simões, M. R. (2015). Developmental Dyslexia and Phonological Processing in European Portuguese Orthography. Dyslexia, 21(1), 60–79. https://doi.org/10.1002/dys.1489

MÓDULO 2
Lopes, J., & Araújo, S. (2022). Consciência fonológica e instrução fónica: nove conhecimentos-chave para um ensino eficaz da leitura. Fundação Teresa e Alexandre Soares dos Santos.

Lopes, J. (2006). Desenvolvimento de Competências Linguísticas em Jardim-de-Infância. ASA.

Morais, J. (2014). Alfabetizar em democracia [e-book]. Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Ruivo, I. (2017). Ler e escrever no 1.º ano de escolaridade. Revista Educação para o Desenvolvimento, 4, 32-45. ESEJD. ISSN impresso 1647/7707

Ruivo, I. (2014). Consciência fonológica: uma questão de práticas consistentes e sistemáticas. Revista Educação para o Desenvolvimento, 2, 48-55. ESEJD. ISSN impresso 1647/7707

Ruivo, I. (2009). Um novo olhar sobre o método de leitura João de Deus. Tese de doutoramento. Universidade de Málaga.

Sim-Sim, I., Silva. A. C., & Nunes, C. (2008). Linguagem comunicação no jardim-de-infância: texto de apoio para educadores de infância. ASA.

Viana, F. L., Ribeiro, I., Baptista, A. (coord.) (2014). Ler para ser. Centro de investigação em estudos da criança. Edições Almedina.

Viana, F. L. (2001). Melhor falar para melhor ler. Um programa de desenvolvimento de competências linguísticas (4-6 anos). C E.C. Universidade do Minho.

MÓDULO 3
Azeredo, F. & Sardinha, M. G. (2009). Modelos e práticas em literacia. Lidel

Carvalho, A. P. (2021). O mais antigo curso de formação de educadores em Portugal. In A. Ponces de

Carvalho (Org). 100 anos de formação de educadores em Portugal (pp. 15-63). AJEJD

Cruz, V. (2020). Do aprender a ler ao ler para aprender. Pactor – Edições de Ciências Sociais, Forenses e da Educação.

Deus, J. (2017). Cartilha Maternal. Associação de Jardins-Escola João de Deus.

Deus, M. L. (1997). Guia Prático da Cartilha Maternal. Associação de Jardins-Escolas João de Deus.

D’Oliveira Martins G. (org.) (2018). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. ME-DGE.

Freitas, M. J., Rodrigues C., Costa T. & Castelo A. (2012). Os Sons que estão dentro das palavras. APP-Edições Colibri.

Ministério da Educação (2018). Aprendizagens Essenciais. http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico.

Ministério da Educação. (2016). Orientações curriculares para a educação pré-escolar. ME.

Morais, J. (2012). Criar leitores: O ensino da leitura. Livpsic.

Viana, F. L. & Baptista, A. L. F. (2011). O Ensino da Escrita: Dimensões gráficas e ortográficas. ME.

Condições de Inscrição

Informações práticas para efetuares a tua inscrição de forma simples.

Custos da formação

Inscrição e matrícula

77,00€

Custo total da formação 1

348,00€

Certificado

77,00€

1 Pago em 4 prestações de 87,00€

Documentação necessária

Número de Participantes

A Pós-Graduação funcionará com o mínimo de 10 participantes e o máximo de 20 participantes

Dá o próximo passo na tua formação.

As inscrições são realizadas mediante o envio do formulário devidamente preenchido.

Envia o formulário preenchido para: ese@escolasjoaodeus.pt