Pós-Graduação

Supervisão Pedagógica

Desenvolve competências essenciais para a supervisão escolar e avança na tua carreira educativa.

Data de Início

25 de Fevereiro, 2025

Duração

50 horas

Mínimo

7 alunos

Regime

Híbrido

Supervisão Pedagógica: Liderar, Acompanhar e Transformar

Esta pós-graduação aprofunda o estudo da supervisão pedagógica enquanto processo de desenvolvimento profissional, colaboração e melhoria contínua nas organizações escolares. Centrada na compreensão das culturas organizacionais, das práticas supervisivas e da gestão curricular, a formação capacita educadores e professores para observar, analisar e apoiar práticas letivas, promovendo lideranças intermédias mais conscientes e equipas educativas mais colaborativas. Articulando teoria e prática, desafia os participantes a refletir, investigar e construir instrumentos que contribuam para uma escola mais autónoma, flexível e orientada para o sucesso educativo.

Formadores

Mariana Cortez Rita Durão José Maria de Almeida André Carvalho

Objetivos da Pós-Graduação

Compreender as organizações escolares, as culturas organizacionais e os diferentes modelos de gestão escolar
Caraterizar práticas e matrizes de supervisão pedagógica
Problematizar teorias, práticas e contextos em supervisão
Potenciar a supervisão organizacional na escola
Desenvolver capacidades de observação, em contexto de aprendizagem de sala de aula
Saber analisar e usar com espírito crítico estratégias supervisivas e didáticas nos processos pedagógicos e de desenvolvimento profissional
Sistematizar os desafios para a autonomia e flexibilidade curricular numa perspetiva sistémica das dinâmicas organizacionais da escola
Analisar o papel das lideranças e das equipas educativas na implementação do currículo em cada escola
Promover trabalho colaborativo na elaboração de instrumentos de avaliação das aprendizagens
Elaborar materiais didáticos na perspetiva de avaliar para aprender
Partilhar práticas educativas

Destinatários: Educadores de Infância, Professores do 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário

Materiais de apoio à formação

Podes consultar o cronograma atualizado e o programa completo, com toda a informação necessária para acompanhar as sessões, conhecer os formadores e explorar os conteúdos de cada módulo.

Cronograma

Terças (17h–20h)

17 Sessões • Fevereiro 2025 - Junho 2025

Plano Curricular

4 Módulos • 50 Horas de Formação

Conceitos de Supervisão, Mentoria, Comunicação e Assertividade e muito mais

Metodologias de ensino-aprendizagem

Modalidades diversificadas de trabalho; serão utilizadas apresentações de temas e conteúdos, apresentação e discussão de textos, debates, apresentação de casos/dados/projetos recolhidos nas escolas onde os professores exercem funções docentes; problematização de situações, trabalho de pequeno grupo e trabalho individual
Constitui desafio da conceção do programa e da sua operacionalização, a articulação contínua e adequada entre as dimensões teórica e prática, com o desenvolvimento da componente de trabalho individual, quer na pesquisa, quer na avaliação das aprendizagens, projetos de autonomia e flexibilidade curricular, supervisão pedagógica e organizacional
Reflexão, em grande grupo, sobre os trabalhos desenvolvidos

Avaliação

Como serás avaliado em cada módulo

Trabalho de pares

Participação nos debates; Leitura, análise e apresentação de textos a partir das referências bibliográficas (40%)

Trabalho escrito individual

Trabalho escrito individual sobre um tópico dos módulos, a partir de dados empíricos recolhidos nas escolas, com posterior apresentação e discussão na aula (60%)

MÓDULO 1
Bilhim, J. (2005). Teoria organizacional, estruturas e pessoas. Lisboa: ISCSP.

Cabral, I., & Alves, J. M. (2018). Inovação pedagógica e mudança educativa – Da teoria à(s) prática(s). Porto: Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa.

Canário, R. (2005). O que é a escola? Um “olhar” sociológico. Porto: Porto Editora.

Finuras, P. (2011). Gestão intercultural. Lisboa: Sílabo.

Lima, L. (Org.). (2006). Compreender a escola. Perspectivas de análise organizacional. Porto: ASA.

OCDE (2008). 21st Century Skills: How can you prepare students for the new global economy? Paris: OCDE.

Pimentel, D. (2011). Sociologia da empresa e das organizações. Lisboa: Escolar Editora.

Teixeira, S. (2000). Gestão das organizações. Lisboa: McGraw-Hill.

Tomlinson, C. (2008). Diferenciação pedagógica e diversidade. Porto: Porto Editora.

MÓDULO 2
Alarcão, I., & Roldão, M. C. (2010). Supervisão: Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Mangualde: Edições Pedago.

Alarcão, I., & Tavares, J. (2007). Supervisão da prática pedagógica – Uma perspectiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Almedina.

Alarcão, I. (Ed.). (1995). Supervisão de professores e Inovação Educacional. Aveiro: CIDInE.

Alarcão, I. (Org.). (1996). Formação reflexiva de professores. Porto: Porto Editora.

Almeida, J. M. (2016). Um projeto de supervisão pedagógica como aprendizagem organizacional num agrupamento de escolas TEIP. In C. Palmeirão & J. M. Alves (Coor.). Promoção do sucesso Educativo – Estratégias de Inclusão, Inovação e Melhoria. Porto: Universidade Católica Editora. Coleção e-book. ISBN: 978-989-8835-13-0

Magalhães, M., Almeida, J. M., & Domingos, A. (2018). Um olhar sobre as lideranças intermédias – Contributos para a melhoria organizacional e aprendizagem dos alunos.

Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 6, 58-79. ISSN-1647-7707.

Mosqueira, P., & Almeida, J. M. (2017). O papel da supervisão pedagógica nos primeiros anos da prática docente no 1.º ciclo do ensino básico. Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 5, 28-43.

Reis, P. (2011). Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Ministério da Educação.

MÓDULO 3
Cohen, A., & Fradique, J. (2018). Guia da autonomia e flexibilidade curricular. Lisboa: Raíz Editora.

Cosme, A (2018). Autonomia e flexibilidade curricular – Propostas e estratégias de ação. Porto: Porto Editora.

Costa, C. (2007). O currículo numa comunidade de prática. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 3, 87-100.

Hujala, E. (2002). The curriculum for early learning in the context of societ. In International Journal of Early Years Education, Vol.10, 2, 95-104.

Magalhães, M., Almeida, J. M., & Domingos, A. (2019). Implementação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular: desafios e dificuldades encontradas. Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 7,18-43.

Morgado, J. (2000). A (des)construção da autonomia curricular. Rio Tinto: ASA.

Roldão, M. (2007). O diretor de turma e a gestão curricular. In Cadernos de Organização e Administração Educacional, nº 1, Julho.

Roldão, M., & Almeida, S. (2018). Gestão curricular para a autonomia das escolas e professores. Lisboa: Ministério da Educação – DGE.

Trindade, R. (2018). Autonomia, flexibilidade e gestão curricular – Relatos de práticas. Lisboa: Leya Editora.

MÓDULO 4
Almeida, J. M. (2015). Construção e impacto de um Observatório da Qualidade numa escola TEIP – O seu papel na formação de um agrupamento e a articulação com a consultoria. In J. M. Alves e M. C. Roldão (Org.), Escolas e consultoria. Percursos de desenvolvimento. Porto: Universidade Católica Portuguesa. ISBN-978-989-8366-79-5.

Cosme, A., Ferreira, D., Sousa, D., Lima, L., & Barros, M. (2020). Avaliação das aprendizagens: Propostas e estratégias de ação – Ensino básico e ensino secundário. Porto: Porto Editora.

Costa, J. A., Neto-Mendes, A., & Ventura, A. (2003). Avaliação de organizações educativas. Aveiro: Universidade de Aveiro.

Fernandes, D. (2005). Avaliação das aprendizagens: Desafios às teorias, práticas e políticas. Lisboa: Texto Editores.

Fernandes, D. (2008). Vinte anos de avaliação das aprendizagens: Uma síntese interpretativa de artigos publicados em Portugal. Revista Portuguesa de Pedagogia, 40, 3, 289-348.

Juste, R. P. (2006). Evaluación de programas educativos. Madrid: Editorial La Muralla, S.A.

Leite, C., & Fernandes, P. (2002). A avaliação das aprendizagens dos alunos: Novos contextos, novas práticas. Porto: Asa Editores, S.A.

Magalhães, M., & Almeida, J. M. (2016). Contributos da avaliação organizacional para a melhoria da escola. Revista Científica Educação para o Desenvolvimento, 3, 27-38. ISSN-2183-8518.

Santos, L. (2008). Dilemas e desafios da avaliação reguladora. In L. Menezes, L. Santos, H. Gomes & C. Rodrigues (Eds.), Avaliação em Matemática: Problemas e desafios (pp. 11-35). Viseu: Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação.

Santos, L. (2010). Avaliar para aprender. Relatos de experiências de sala de aula do pré-escolar ao ensino secundário. Porto: Porto Editora.

Serpa, M. S. D. (2011). Compreender a avaliação. Fundamentos para práticas educativas. Lisboa: Edições Colibri.

Condições de Inscrição

Informações práticas para efetuares a tua inscrição de forma simples.

Custos da formação

Inscrição e matrícula

77,00€

Custo total da formação 1

348,00€

Certificado

77,00€

1 Pago em 4 prestações de 87,00€

Documentação necessária

Número de Participantes

A Pós-Graduação funcionará com o mínimo de 7 participantes e o máximo de 20 participantes

Dá o próximo passo na tua formação.

As inscrições são realizadas mediante o envio do formulário devidamente preenchido.

Envia o formulário preenchido para: ese@escolasjoaodeus.pt