História da Instituição
A Escola Superior de Educação João de Deus (ESEJD), propriedade da Associação de Jardins-Escolas João de Deus (AJEJD), fundada em 1882, resulta da reconversão do Curso de Didática Pré-Primária pelo Método João de Deus, criado em 1920 pelo Pedagogo João de Deus Ramos, filho do Poeta João de Deus. A Instituição foi o primeiro e, durante anos, o único espaço a formar Educadores de Infância em Portugal.
Graças a estes docentes formados pelo curso de Didática Pré-Primária (DPP) foi possível a criação e multiplicação de cursos de alfabetização em todo o espaço lusófono.
Os seguintes números demonstram a importância da criação do Curso de DPP: durante o ano letivo de 1942/43, dos 872 alunos que frequentavam os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar privados, 602 eram dos Jardins-Escolas JD; em 1954/55, ano da criação de uma segunda Escola de Formação de Educadores, eram já 5258 matriculados, distribuídos por 128 escolas infantis. Destas, um significativo número resultou da iniciativa de diplomados com o Curso de DPP pelo Método João de Deus. Baseada no ideal do seu mentor, a ESEJD obteve autorização para exercer a sua atividade formativa através do DL nº. 408/88, de 9 de novembro, e foram criados os cursos de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico – 1º Ciclo, aos quais se juntaram os Cursos de Estudos Superiores Especializados.
Comungando do espírito da AJEJD e do ideário dos seus fundadores, a ESEJD reconhece e fomenta o direito à educação como garantia de igualdade; o respeito ativo pelas diferenças de credos, de culturas e de convicções; o cuidado pela garantia de desenvolvimento de relações democráticas e pluralistas; e o desenvolvimento de um clima relacional favorável a todos os elementos da comunidade educativa. A ESEJD tem-se caracterizado pelo desenvolvimento de um modelo próprio, orientado por princípios de solidariedade, entreajuda, convivialidade, pesquisa e formação permanente. Seguimos a metodologia pedagógica de João de Deus, através da Cartilha Maternal, do ensino da matemática, das expressões e da cidadania ativa e, como o mundo tecnológico evolui, iniciámos nova caminhada em 1989, como parceiros no Projeto Minerva, trabalhando aprendizagens no âmbito da literacia digital.
Com o Centro de Investigação e Estudos João de Deus (CIEJD), integrado na estrutura da ESEJD, pretendemos apoiar e acompanhar os projetos e a investigação levados a efeito pelas diversas áreas de saber. O CIEJD pressupõe o desenvolvimento de contactos que facilitem a concretização de projetos interdisciplinares, garantam a rentabilização do potencial científico das diversas áreas por nós desenvolvidas e o apoio aos investigadores e projetos nacionais e internacionais. Assim, apostámos na publicação de cerca de 80 obras bilingues, sendo de referir duas bibliotecas, a da ESEJD e a do Museu João de Deus – Bibliográfico, Pedagógico e Artístico, cujo acervo contém a maior quantidade de manuais para o ensino da leitura e da aritmética em Portugal. A obra mais antiga é um manual para o ensino da leitura de 1620. Outra vertente seguida pela Escola, consiste em convidar, anualmente, personalidades ligadas às Ciências da Educação, para diversas iniciativas, bem como a realização de cursos de alfabetização, que nestes últimos anos foram mais vocacionados para uma população de imigrantes e refugiados. Na persecução deste ideário, foi estabelecida uma parceria com a Organização Mundial de Educação Pré-Escolar (1962) para a organização de congressos, palestras e mesas redondas.
A Escola foi convidada a colaborar na realização de cursos nas áreas das Ciências da Educação e da Gestão e Administração Escolar a convite de governos dos PALOP e, espelhando o reconhecimento pela comunidade do trabalho desenvolvido pela ESEJD, há um elevado grau de empregabilidade dos discentes. Em termos de reconhecimento público, em 1991, recebemos o Diploma de Mérito Pedagógico atribuído pelo Ministro da Educação; em 1997, um galardão da UNESCO, que nos agraciou com a Menção de Honra do Prémio de Alfabetização Noma; em 2007, o prémio Alcuin Award, concedido pela European Parents Association; e, em 2008, honrou-nos o júri do Prémio Educação da Fundação Calouste Gulbenkian com a atribuição do referido galardão.
A ESEJD aposta continuamente na formação de docentes, cuja prática se verifica através de Conferências Pedagógicas, que culminaram com a criação do Centro de Formação da ESEJD (1993), para desenvolver ações de formação, seminários, pós-graduações, cursos de formação especializada e oficinas de formação destinadas a docentes e não docentes, em várias áreas. Este centro tem realizado protocolos com várias escolas públicas e privadas, agrupamentos, centros de formação de professores e sindicatos, fortalecendo uma parceria no contributo para o desenvolvimento pessoal e profissional de docentes, pessoal auxiliar e administrativo de instituições escolares. A ESEJD tem pautado a sua missão pela aposta na promoção do conhecimento de novas realidades educativas e realiza viagens de estudo a escolas no país e no estrangeiro, procurando capacitar os futuros profissionais de educação com uma visão holística.
Em 1998/99, pela Portaria N.º 457-A/98, de 17 julho, deu-se um novo e importante passo com a atribuição dos graus de Licenciatura em Educação de Infância e de Professores do 1º Ciclo. A 28 de outubro de 1996 teve início o Mestrado em Administração Escolar, projeto desenvolvido no âmbito de um protocolo estabelecido com a Universidade de Évora, que ficou a constituir a primeira iniciativa conjunta, concretizada em Portugal, entre uma Escola privada de Ensino Politécnico e uma Universidade Pública.
Em novembro de 2000, o Mestrado em Educação, Área da Especialização em História da Educação e da Pedagogia. A Portaria N.º 279/99, de 17 de abril, autoriza que os cursos de Complemento de Formação Científica e Pedagógica em Educação de Infância e Ensino Básico – 1º Ciclo, bem como os cursos de Qualificação para o Exercício de outras Funções Educativas permita aos docentes, com o grau de Bacharel, obter o de Licenciatura.
A realização de Licenciaturas e Mestrados também já inseridos nos Princípios da Declaração de Bolonha, permitiram à ESEJD ministrar os cursos de Licenciatura em Educação Básica e de Gerontologia Social. Uma outra janela de oportunidade surgiu quando foram homologados os Mestrados de Formação de Docentes: Educação Pré-Escolar, Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (2008), bem como os Mestrados em Ciências da Educação, na Especialidade de Educação pela Arte, Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor, Administração e Gestão Escolar, Supervisão Pedagógica, dando assim um salto qualitativo e quantitativo na oferta educativa.
O horizonte de formação alargou-se em 2015, com a oferta dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) nas áreas da Promoção de Atividades Educativas, Sociais e Culturais. No mesmo ano foram homologados os Mestrados em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal do 2º Ciclo do Ensino Básico, bem como o de Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Em 2017/18, a ESEJD viu acreditados novos cursos: em Multimédia e Recursos Educativos Digitais e em Práticas Administrativas e Comunicação na Escola.
Os nossos diplomados têm ajudado as crianças a adquirirem as capacidades, destrezas, habilidades, os conhecimentos, valores e atitudes que contribuem para que sejam felizes e tenham sucesso na vida. Destacamos a quantidade de prémios de concursos escolares nacionais e internacionais que as nossas meninas e meninos têm conquistado com apoio dos nossos docentes. Muito nos orgulhamos por, nos últimos 104 anos, termos contribuído para a melhoria da qualidade educativa em Portugal e no estrangeiro esta instituição está organizada de modo a dar respostas às necessidades do presente e das gerações vindouras.