Mediação da Aprendizagem em crianças com Perturbação da Linguagem oral/escrita

Duração: 50 horas
Formadoras:Ricardina Correia (Psicóloga Educacional), Joana Miguel (Terapeuta da Fala)
Início:6 de janeiro de 2021


Destinatários
Docentes, finalistas na área da docência, docentes de educação especial

Objetivos
1. Aprofundar conhecimentos sobre o desenvolvimento normativo da linguagem e funções executivas;
2. Conhecer o desenvolvimento da consciência fonológica e a sua importância na aquisição das competências de leitura e escrita;
3. Entender o diagnóstico de Perturbação da Aprendizagem Específica(PAE)e as suas implicações;
4. Conhecer metodologias e estratégias especificas para o trabalho com crianças com PAE;
5. Conhecer o enquadramento legal da Educação Inclusiva 6. Reconhecer a importância do trabalho multidisciplinar e identificar os papeis dos diferentes intervenientes no processo;
7. Construir planos e programas individualizados que respondam às necessidades das crianças/jovens e nos contextos em que se inserem.

Plano Curricular
Módulo 1 –Desenvolvimento Neuropsicológico (4h)
• Maturação neurobiológica;
• Desenvolvimento cognitivo;
• Relação entre cognição e o meio educativo, familiar e cultural.
Módulo 2 –Desenvolvimento da Linguagem (4h)
• Desenvolvimento semântico;
• Desenvolvimento morfossintático;
• Desenvolvimento fonológico:
• Desenvolvimento pragmático;
• Metalinguagem
Modulo 3 –Consciência Fonológica (4h)
• Consciência de palavra;
• Consciência silábica;
• Consciência intrasilábica;
• Consciência fonémica;
•Acento
Módulo 4 –Funções executivas (4h)
• Controle inibitório;
• Memória de trabalho;
• flexibilidade cognitiva
Módulo 5–Diagnóstico e epidemiologia Perturbação da aprendizagem específica da leiturae escrita (PAE) (8h)
• Epidemiologia das PAE em Portugal;
• Critérios de diagnóstico;
• Características comuns em crianças escolares com PAE.
Módulo 6 –Enquadramento legal (4h)
• Medidas educativas na PAE;
• Adequações ao processo de avaliação na PAE;
• Diferenciação pedagógica na PAE
Módulo 7 –Aquisição de Leitura e escrita nas PAE (4h)
• Processo normativo de aquisição de leitura e escrita;
• Metodologias e estratégias especificas para leitura e escrita
Módulo 8 –Intervenção (8h)
• Acompanhamentos técnicos (terapias);
• Estratégias de intervenção;
• Plano de intervenção.

Módulo 9 –Análise e discussão de casos (8h)
• Estudos de caso com elaboração de planos de intervenção
Avaliação (2h)


Metodologiasde ensino-aprendizagem
• Modalidade presencial e/ou o ensino a distância em sessões assíncronas e/ou síncronas.
• Metodologia teórico-prática.
• Apresentação e discussão dos temas, bem como a discussão e análise de casos práticos.

Avaliação
• Assiduidade e participação mínima em pelo menos 75% do curso;
• Instrumentos e preponderância na avaliação:
1. Avaliação contínua(preponderância 30%)
2. Elaboração de um plano de intervenção (preponderância 35%)
3. Teste de avaliação(preponderância 35%)
A classificação final, assim como a avaliação do teste de avaliação e do plano de intervenção são expressas numa escala de 0 a 20

Parcerias
Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil - CAIDI

Cronograma


Inscrições
As inscrições devem ser realizadas para o e-mail: ese@escolasjoaodeus.pt
O curso funcionará com o mínimo de 7 participantes.
Para mais informações contactar a secretaria da ESE João de Deus: 213968154