Pós-Graduações

Desenho de Ambientes de Aprendizagem para Pensar e Resolver Problemas



Início: 4 de fevereiro de 2023 (sábado), às 9h00
Duração: 50 horas
Regime: Sessões assíncronas e sessões síncronas
Docentes: Luciana Fernandes e Susana Marques da Cunha
Destinatários: Educadores e Professores do Ensino Básico e Secundário


Horário
Quintas e Sextas-feiras das 17h00 às 20h00 e Sábado das 9h00 às 12h00 e das 14h30 às 16h30, exceto no primeiro e último sábado que termina às 17h00

Cronograma


Sessões Assíncronas
4 de fevereiro, 10 de fevereiro, 11 de fevereiro, 24 de fevereiro, 25 de fevereiro, 3 de março, 4 de março, 9 de março e 11 de março.

Sessões Síncronas
4 de fevereiro, 9 de fevereiro, 11 de fevereiro, 23 de fevereiro, 25 de fevereiro, 2 de março, 4 de março, 10 de março e 11 de março.

Objetivos
1. Consciencializar os educadores/professores para os objetivos da construção de ambientes de aprendizagem para pensar e resolver problemas, no sentido de acompanharem a mudança e evolução social e tecnológica;
2. Contribuir para a formação e atualização científica dos educadores/professores de forma a melhorarem as suas práticas letivas;
3. Relevar a importância dos ambientes de aprendizagem na construção de currículos relevantes para a vida dos alunos, de acordo com o seu perfil de competências;
4. Promover uma aprendizagem de metodologias didaticamente atualizadas, potenciando a elaboração de planificações inovadoras e a melhoria das práticas pedagógicas e didáticas;
5. Auxiliar na construção de materiais didáticos atualizados do ponto de vista científico e motivadores para a aprendizagem;
6. Contribuir para a alteração dos ambientes de aprendizagem, de modo a que sejam motivantes para os alunos e que promovam o desenvolvimento do pensamento crítico e capacidade de resolução de problemas dos alunos.

Plano Curricular
MÓDULO 1: AMBIENTES DE APRENDIZAGEM – 12H
1.1. Compreender como o cérebro aprende e investigações florescentes sobre a aprendizagem.
1.2. Perspetiva cognitiva da aprendizagem.
1.3. Aprendizagem contextualizada: dimensões, dinâmicas e interações.
1.4. Doze princípios de aprendizagem.
1.5. Características da aprendizagem eficaz.
1.6. Exploração do marco de referência CLIA-Model (competence, learning, intervención, assessement).
1.7. Desenho e aplicação de ambientes de aprendizagem.
MÓDULO 2: CULTURA DE AULA EM CULTURA DE PENSAMENTO E APRENDIZAGEM – 12H
2.1. Transformação a cultura de aula em cultura de pensamento.
2.2. Condições necessárias para criar uma cultura de pensamento.
2.3. Rotinas de pensamento:
2.3.1. Características de rotinas de pensamento.
2.3.2. Aplicação de rotinas de pensamento.
MÓDULO 3 – APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS – 12H
3.1. Princípios e Objetivos do Modelo da aprendizagem baseada em problemas.
3.2. Desenho e aplicação da aprendizagem baseada em problemas.
3.3. Instrumentos de Avaliação na aprendizagem baseada em problemas.
MÓDULO 4 – CRIAÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NO CURRÍCULO – 12H
1.1. Criação de ambientes de aprendizagem construtivos, autorregulados, situados e colaborativos.
1.1.1. Articulação das rotinas de pensamento e a aprendizagem baseada em problemas no desenho de ambientes de aprendizagem.
1.2. A implicação dos ambientes de aprendizagem da construção do currículo escolar.
1.3. O papel dos ambientes de aprendizagem na definição e construção de Domínios de Autonomia Curricular (DAC).
1.3.1. Conexões inter e transdisciplinares.
MÓDULO 5 – AVALIAÇÃO PROSPETIVA DO PROCESSO FORMATIVO – 2H

Metodologia de ensino-aprendizagem
A Pós-graduação seguirá uma metodologia teórico-prática, combinando momentos de exposição de conteúdos com reflexão participada a partir de tarefas realizadas individualmente e/ou em grupo em sessões assíncronas e/ou síncronas.

Cada sessão de formação será enquadrada por um guião de trabalho que contribuirá para promover a harmonização das metodologias nas diversas turmas.
A todo o material produzido e partilhado quer pelo formador quer pelos formandos será feito o upload em LMS (Learning Management Sistem).

Avaliação
Obrigatoriedade de frequência de 80% do tempo de duração da ação.

1- Participação – 40%
Inclui a participação ativa na realização das tarefas e nos debates o interesse demonstrado e a iniciativa e autonomia nas sessões, designadamente a integração nos grupos de trabalho.

2- Trabalho produzido – 60%
Inclui a elaboração de um e-portefólio, o qual deverá integrar todas as atividades propostas pelo formador (produção e aplicação de materiais) - 30%.

O resultado da avaliação dos formandos será expresso quantitativamente, na escala de 1 a 10, e qualitativamente, de acordo com a seguinte formulação:
1 a 4,9 – Insuficiente;
5 a 6,4 – Regular;
6,5 a 7,9 – Bom;
8 a 8,9 – Muito Bom;
9 a 10 – Excelente.

Custos da Formação
Inscrição e matrícula: 77,00€
Custo total da formação: 348,00€ (pago em 4 prestações de 87,00€)
Certificado: 77,00€

Inscrições
As inscrições devem ser realizadas no formulário de inscrição e enviadas para o e-mail: ese@escolasjoaodeus.pt
O curso funcionará com o mínimo de 10 participantes.

Formulário de Inscrição

Para mais informações contactar a secretaria da ESE João de Deus
Email: ese@escolasjoaodeus.pt | Telefone: 213968154